terça-feira, 15 de outubro de 2013

Livro: A borboleta azul - Autora: Lenira Almeida Heck


     O livro baseia-se na história de uma lagarta chamada Fifi. Ela sabia que iria passar por uma transformação, então busca um local para tecer seu casulo e se torna uma belíssima borboleta azul. No início passou por algumas dificuldades nesse novo corpo, mal sabia voar, mas não parou de tentar enquanto não conseguiu aprender. Quando já estava esperta resolveu voar mais distante, além das montanhas. Em clima de primavera a paisagem era linda e a borboleta observava tudo. Ela despertou um grande interesse pelos homens e até desejou se tornar um deles. Mais tarde a bela borboleta foi atraída pelo perfume das flores para pôr seus ovos e assim que terminou foi levada por um daqueles que ela tanto admirava. Um colecionador que ficou deslumbrado com sua beleza. Os seus ovos deram início a um novo ciclo e a borboleta passou a ser uma linda atração junto de outras borboletas. 
     O livro retrata a metamorfose das borboletas de uma forma simples e muito interessante. A transformação do corpo da lagarta ajuda a criança a entender que todos passamos por mudanças e somos diferentes uns dos outros. As ilustrações são muito bem feitas e transmitem a beleza do período da primavera onde normalmente ocorre essas transformações das plantas e animais. Transmitir um pouco da natureza e fazer com que as crianças possam entender todas essas mudanças de uma forma simples é muito importante para a percepção geral do mundo em que vivemos. Quando o livro retrata as dificuldades que a borboleta teve em se adaptar com o novo corpo, mas mostrando que ela não desistiu mesmo com as quedas, a criança consegue entender que ela também pode conseguir superar as suas dificuldades, desde que ela não desista. Sobre Fifi admirar os homens é ótimo para mostrar as crianças que devemos observar o mundo em que vivemos, pois existem belíssimas coisas a começar pela natureza, as estações do ano e tantas outras coisas que estão ao nosso redor. A autora trabalhou diversas áreas em um pequeno e simples livro. Essa história desde que bem contada pode ensinar muitas lições as crianças e transmitir bons valores. 


Leitura Infantil



      A literatura infanto juvenil é um ramo da literatura voltado para as crianças e adolescentes entre 10 a 15 anos de idade. Este tipo de obra procura utilizar diversas imagens para ilustrar o texto e costumam usar personagens na mesma faixa etária dos leitores.
     Pensando neste público, escolhi 1 livro de literatura infantil para fazer um breve resumo sobre ele.



Livro: A borboleta azul - Autora: Lenira Almeida Heck

quarta-feira, 2 de outubro de 2013


       Estou criando este blog com a finalidade de estar mostrando a importância da leitura. O uso da leitura em creches tem sido um sucesso com as crianças o a 3 anos de idade, é muito interessante como as crianças se se comovem com os desenhos, de animais ,natureza, e é uma forma do professor estar alfabetizando a criança através de livros de história infantil.A criança se desenvolve mais quando ela pode olhar e tocar os objetos. temos vários meios de estar comunicando e levando o aprendizado. Histórias ilustrativas fazem a diferencia, brincadeiras com letras, fantoches, são desenhos que muda a imaginação da criança sobre aquilo que o professor está comentando. Tendo como resultado que a criança aprender a ler e escrever com mais facilidade